Coxinha de tapioca com queijo branco não leva farinha ou óleo no preparo

Imagine uma versão de coxinha que não apresenta risco dietético, pois a massa é feita de frango recheado e tapioca, e o recheio é feito de queijo Minas sem lactose. A receita é grelhada, não frita.


Receita de coxinha de tapioca
A massa feita à base de tapioca e livre de glúten, proteína do trigo que deixa o organismo inflamado e propenso a acumular gordurinhas. Além disso, o amido de tapioca é um carboidrato de baixa caloria, fácil de digerir, pode fornecer energia para o corpo mais rápido, além de produzir melhor desempenho nos exercícios físicos.


Com exceção do queijo Minas sem lactose selecionado na receita, ele tem menos gordura e maior teor de proteínas. Comparado com o alto teor de gordura saturada e sódio no queijo amarelo, o queijo amarelo aumenta excessivamente o colesterol, causando hipertensão e obesidade.

Para empanar, ao invés da farinha de rosca, a coxinha é empanada na linhaça dourada triturada. A farinha de linhaça é fonte de fibras solúveis que garantem o equilíbrio do colesterol e do metabolismo. Ela auxilia no processo de desintoxicação, tem ação anti-inflamatória, além de prolongar a saciedade e melhorar o trânsito intestinal.

Ingredientes
200 g de frango cozido e desfiado
100 g de goma de tapioca
1 ovo
1 colher de tempero verde
queijo minas lacfree
farinha de linhaça dourada para empanar

Modo de Preparo
No processador de alimentos, bata todos os ingredientes (exceto o queijo) até obter uma massa homogênea (aproximadamente três minutos). Pegue pequenas porções, recheie com o queijo, molde e passe na farinha de linhaça. Coloque em uma assadeira e leve ao forno baixo pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.